A terra volta a tremer no Japão…

O Japão voltou a sentir esta quarta-feira, 23 de Março de 2011, dois fortes sismos, de magnitude 6,0 e 5,8 na escala aberta de Richter, ocorridos no nordeste do país, sem danos aparentes.

De acordo com a televisão pública japonesa, NHK, o maior destes sismos ocorreu às 7 e 12 locais [22 e 12 de Lisboa] e o seu epicentro situou-se a sul da província de Fukushima, onde há 12 dias um abalo de magnitude 9,0, seguido de tsunami, causou milhares de mortes, estragos materiais avultados e uma crise nuclear.

Minutos depois de ocorrer o sismo, as autoridades japonesas indicaram que não era preciso emitir alerta de tsunami.

O abalo sísmico sentiu-se nas províncias de Hamadori e Ibaki, com uma intensidade de grau 5,0 na escala japonesa de sete pontos.

A NHK disse que o tremor de terra, que durou cerca de 20 segundos, fez suspender o serviço do comboio de alta velocidade da linha Tohoku, entre Oyama y Nasu, para se verificar o estado das vias.

Cerca de 24 minutos depois de este sismo ocorrer, verificou-se outro, de magnitude 5,8, na mesma zona, cujo hipocentro situou-se a 10 quilómetros de profundidade, nas proximidades de Hamadori, também sem gerar a emissão de qualquer alerta de tsunami.

Fonte da informação e imagem: http://www.record.xl.pt/fora_campo/interior.aspx?content_id=689562

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s