Subida do rio Mississippi alerta para cheias históricas

As autoridades e a população de Memphis, nos Estados Unidos da América, estão em alerta após ter sido anunciado que o caudal do rio Mississippi poderá atingir um pico histórico na noite de segunda-feira, 9 de Maio de 2011.

As notícias que davam conta da possibilidade do caudal do rio Mississippi atingir os 14 metros acima do nível normal, quase tanto como o recorde de 14,84 metros definido pelas cheias de 1937, levaram à emissão de novos alertas na cidade de Memphis, no estado do Tennessee.

As previsões para a ocorrência de fortes aguaceiros durante a noite de segunda-feira anteciparam os avisos da subida do nível das águas para níveis históricos, contrariando o inicialmente avançado pelos especialistas, ao apontarem que esta subida apenas iria suceder na terça-feira.

Porém, esta segunda-feira o rio inundou já alguns bairros e zonas situadas mais perto das margens do rio, obrigando a que cerca de 1000 pessoas fossem evacuadas de urgência, segundo o The Huffington Post. Este milhar juntou-se às várias centenas que já abandonaram as suas casas durante o fim-de-semana.

Apesar do perigo que as inundações representam e da reminiscência que trazem da catástrofe de 1937, o presidente da câmara de Memphis, A.C. Wharton, frisou que a população «está preparada para lidar [com a inundação] apesar de não haver muito tempo [para preparações]».

Wharton lembrou desastres anteriores, como o furacão Katrina de 2005, para sublinhar a necessidade de alertar as populações eficazmente.

«Avisos de porta a porta é a chave para aquilo que estamos a fazer», vincou, ao referir os alertas dados pelas autoridades em várias centenas de lares e residências espalhados pela cidade.

De acordo com a CNN, militares do exército norte-americano foram mobilizados para várias localidades ao longo das margens do rio Mississippi para auxiliar na construção de diques e comportas para suster o ímpeto da subida das águas.

As previsões apontam para que o nível das águas continue a subir durante pelo menos os próximos 10 dias.

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=18778

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s