Sismo de 3.9 na escala de Richter no Faial

Um sismo de magnitude 3.9 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira, 23 de Maio de 2011, na ilha do Faial, nos Açores, seis quilómetros a Leste da localidade da Ribeirinha, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores às 7.23 horas (8.23 horas em Portugal continental).

Segundo fonte do comando dos Bombeiros Voluntários Faialenses, “muita gente” tem telefonado para o quartel, procurando saber mais pormenores sobre o evento e também se há relatos de estragos provocados pelo tremor de terra.

A mesma fonte adiantou à agência Lusa que uma equipa de bombeiros saiu entretanto do quartel para dar uma volta à ilha (65 quilómetros, 13 freguesias), para confirmar se há ou não alguma ocorrência digna de registo.

Apesar de não haver relatos de estragos, a população acordou sobressaltada e os comentários que mais se ouvem na rua é de que “foi puxado”, “tremeu bem” ou “dei um pulo da cama!”.

Na memória dos faialenses está ainda bem vivo o terramoto de 9 de Julho de 1998, que atingiu 5,9 na escala de Richter, com epicentro no mesmo local, mas que deixou um rasto de destruição em moradias, estradas e equipamentos públicos nas ilhas Faial, Pico e São Jorge, provocando a morte a 8 pessoas.

Fonte: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=A%E7ores%3A%20Grupo%20Central&Concelho=Horta&Option=Interior&content_id=1858958

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s