Chuva, Granizo e Trovoada

O aviso é válido a partir das 13h00 de hoje e prevê-se que se prolongue até as 23h00, afectando Bragança, Guarda, Vila Real, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viseu e Braga. O Instituto de Meteorologia (IM) justificou o aviso (o mais baixo de uma escala de três) com a previsão de “aguaceiros, por vezes fortes, e de granizo, acompanhados de trovoada”.

Ao mesmo tempo que há nove avisos relacionados com o mau tempo, o IM alertou também que nove regiões do país apresentam hoje, 25 de Maio de 2011, um nível de radiação ultravioleta (UV) muito alto e três apresentam um nível alto.

As regiões de Bragança, Évora, Faro, Funchal, na Madeira, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo e Santa Cruz, nos Açores, apresentam níveis muito altos de radiação ultravioleta, entre os índices oito e dez. Coimbra, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, as duas últimas nos Açores, apresentam um nível alto de radiação ultravioleta, entre os índices seis e sete.

A incidência de radiação será maior entre as 11h00 e as 15h00 em Bragança, Évora e Faro, entre as 11h00 e as 16h00 nas Penhas Douradas, entre as 12h00 e as 16h00 em Lisboa, Sines, Viana do Castelo e Santa Cruz, e entre as 12h00 e as 17h00 no Funchal.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.

Fonte: http://www.publico.pt/Local/chuva-granizo-e-trovoada-colocam-nove-distritos-com-aviso-amarelo_1495642

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s