Eclipse da Lua

A lua vai estar “escondida” quando nascer hoje devido a um eclipse total, o único visível em Portugal, dos seis previstos para este ano. O Observatório Astronómico, em Lisboa, abrirá portas para o acompanhamento do fenómeno.

Para Portugal, tanto no continente como nas ilhas, este eclipse pode ser observado ao nascer da lua, ou seja, “quando nascer já vai estar totalmente eclipsada, por isso não vai ser vista”, disse. Segundo o Observatório, “a Lua nasce eclipsada e será visível a partir do meio do eclipse [algo que, no Continente e Madeira acontecerá às 21h13]. Nos Açores só será visível durante a fase final do eclipse, quando a Lua sai da sombra”.

“O Eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico em que a Lua mergulha completamente na sombra da Terra, o que sucede quando a Lua Cheia passa nos nodos da sua órbita ou na proximidade destes”, explica o Observatório, em comunicado publicado no site.

A partir das 20h30, inicia-se uma acção pública no Observatório. “Diversos telescópios e outros meios de observação serão colocados à disposição do público para observação do Eclipse Total da Lua, ao mesmo tempo que os Astrónomos explicarão as condições em que os eclipses ocorrem”, explica o Observatório, em comunicado.

Fonte: http://www.publico.pt/Ciências/observatorio-de-lisboa-convida-hoje-a-assistir-a-eclipse-da-lua_1498780

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s